Como planejar uma viagem?

Como planejar uma viagem

Conhecer novos lugares, comidas, culturas e pessoas são algumas coisas que a viagem pode proporcionar.

Além disso, viajar traz inúmeros benefícios para a saúde. Diversos estudos já confirmaram que viajar pode ser um ótimo remédio para ansiedade e depressão já que durante a viagem liberamos hormônios como a serotonina que é conhecida por ser o hormônio da felicidade e do bem-estar.

A serotonina também é responsável por regular o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco e temperatura corporal. E por isso manter níveis altos desse hormônio é muito importante para o corpo e mente. E viajar pode te ajudar nesse quesito.

Mas quando mal planejado, a viagem pode se tornar dor de cabeça e pode trazer algumas consequências.

Planejar uma viajem requer organização, é preciso ter muito cuidado na hora dos preparativos para garantir que tudo ocorrerá conforme o esperado.

O check-list que vou colocar aqui é feito e usado por mim e serve para você ter uma noção de como planejar sua viagem, ok? 🙂

#Pesquise sobre o clima do local desejado

O primeiro passo para uma viajem de sucesso é pesquisar sobre o clima do local desejado. É importante saber qual a melhor estação para visitar o local.

Por exemplo, se você busca praias em algum destino nacional, pode ser que a melhor temporada para visitar seja o verão. Já se você busca regiões mais frias como o Valle Nevado (Chile) pode ser que seja o inverno a melhor época.

#Faça um Roteiro

Depois de saber o melhor clima para visitar o seu destino. Agora é a vez de escolher os pontos turísticos que você pretende visitar daquele lugar.

A melhor maneira de saber os pontos turísticos é procurando pela internet. Sites como TripAdvisor e Google Maps são ótimos para isso. Blogs de viagens e sites do local escolhido também podem ser ótimos para a escolha dos pontos turísticos.

Coloque todos os pontos que quer conhecer, os passeios dos quais quer participar e a localização de cada um deles.

Dependendo do local, pode ser que alguns passeios concorridos já podem estar lotados. Por isso, tenha sempre um plano B.

#Compra de passagens

Se o seu destino for longe, como em outro estado, é necessário ir de ônibus ou avião. Com isso é necessário comprar as passagens com antecedência.

Quanto antes comprar sua passagem, menor o risco de encontrar passagens esgotadas o que pode acabar com sua viagem.

Para compra de passagens aéreas use buscadores como do Melhores Destinos, Kayak, Viajanet e Submarinoviagens.

#Reservando a hospedagem

Depois de saber os dias da viagem e de comprar as passagens, agora é a vez de reservar a hospedagem.

Escolher um local agradável e que tenha bom preço é o sonho de qualquer viajante. Antes de escolher sua hospedagem, tenha atenção sobre a localização da mesma. O local de hospedagem deve ser de fácil acesso. Pode ser interessante tentar contratar passeios com transfer incluído.

Sites como Booking, Trivago, Airbnb e Alugue Temporada pode ser ótimos aliados para a escolha da hospedagem certa.

Conclusão

Planejando uma viagem

Bom, espero que esse check-list seja útil para você assim como é para mim. Planejar uma viajem não é nenhum bicho de sete cabeças e qualquer pessoa pode planejar.

Organização e atenção é o que você precisa ter durante o planejamento da sua viajem. Escolher a estação e o roteiro certo já é um grande passa para sua viagem ser inesquecível.

Dependendo do local escolhido pode ser que seja mais viável ($$) escolher a hospedagem na hora, ou seja, no próprio local. Assim você poderá negociar melhor com o dono da hospedagem e fazer aquela velha pechinchá.

Em baixa temporada é possível encontrar preços melhores, quanto em passagens, quanto em hospedagens. Fica a dica! 😉

Os comentários estão desativados.